Home > Grupo Otávio Lage > Contato

Histórico

O Grupo Otávio Lage leva o nome de seu fundador Otávio Lage de Siqueira, empreendedor, visionário e que se preocupava em gerar empregos e progresso para a região de Goianésia. O engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da USP, iniciou sua atividade econômica em 1949 na Fazenda Itajá, em Goianésia- GO. Em 1956, instalou-se na Fazenda Vera Cruz, no mesmo município, onde implantou técnicas modernas para a criação de gado e plantio de café. Para absorver e armazenar a produção agrícola da região, fundou os Armazéns Gerais de Goianésia em 1968.

A partir daí, houve a expansão dos negócios, com investimentos e iniciativas empresariais em vários segmentos da economia, surgindo o Grupo Otávio Lage. Em 1974, o Grupo se tornou acionista da Planagri S/A iniciando a pesquisa genética e a comercialização de sementes e grãos. Buscando uma alternativa segura para o abate de seu rebanho, Otávio Lage e um grupo de pecuaristas iniciaram a cooperativa Goiás Carne em 1976. Anos depois, foi criada a Vera Cruz Agropecuária, uma empresa para concentrar as atividades agropecuárias do Grupo. No início da década de 1980, o Grupo investiu no ramo da Comunicação e entrou no ar a Rádio Vera Cruz AM, com sede em Goianésia. Também nesse período, Otávio Lage de Siqueira, com apoio de outros empresários da região e incentivos do Pró-Álcool, fundou a Jalles Machado S/A, que hoje é modelo na produção de etanol, açúcar e energia.

Para facilitar o crédito aos produtores agroindustriais da região de Goianésia, foi formada, em 1984, a Coopercred, uma cooperativa de crédito. Em 1989, o Grupo iniciou investimentos na produção de borracha natural, com o plantio de 220 mil mudas de seringueira. Em 1991, a criação da Planagri Nutrição Animal possibilitou a diversificação dos negócios da empresa. Com a Fundação Jalles Machado, instituída em 1994, foi confirmada a vocação do Grupo para a atuação social, com projetos voltados aos colaboradores e à comunidade local. Com a fundação da Brasmilho, a Planagri efetiva uma forte aliança com outras empresas do ramo de sementes e nutrição animal.

Em 1996, foi inaugurada a Escola Luiz César, que oferece Ensino Fundamental e diversas atividades educacionais às crianças do Município. Em 2002, o Grupo adquiriu 16. 374 hectares de reserva legal em Cavalcante-GO e, no ano seguinte, ampliou a Rádio Vera Cruz, que passou a operar também com uma frequência FM, sediada em Barro Alto. O negócio de borracha natural recebeu novos investimentos, com o projeto Porteiras Seringal, com o início do plantio de 900 mil árvores. Em 2006, o fundador do Grupo, Otávio Lage de Siqueira faleceu e as empresas passaram a ser geridas definitivamente por seus familiares. Para homenageá-lo, foi criado o Concurso de Redação Dr. Otávio, construtor de sonhos, pois ele era grande incentivador da educação.

Em 2007, entrou no ar a Rádio Itajá FM, uma emissora educativa, mantida pela Fundação Jalles Machado. No ano seguinte o Grupo adquiriu uma reserva legal no Tocantins. Em 2009, houve a expansão dos negócios com a entrada do Grupo na área imobiliária, por meio do lançamento do loteamento Parque das Palmeiras, em Goianésia-GO. Nesse mesmo ano, houve a reestruturação do Grupo e o foco nas atividades principais. Além disso, ocorreu a compra das ações de sócios e implantação da Governança Corporativa e do Conselho de Administração Profissional e assinatura do acordo de acionista. Em 2010, teve início a extração de látex na Faz. Porteiras Seringal.

Em 2011, ocorreu a ampliação dos investimentos no setor sucroenergético, com a inauguração da Unidade Otávio Lage e Codora Energia Ltda. O Grupo vendeu 85% da Brasmilho para a Limagrain, uma das principais empresas no segmento de sementes na Europa e no Mundo, e passou a ser um de seus cooperados. Teve início o projeto de plantio de 1 milhão de mudas de seringueiras na Faz. Bandeirantes (colocar a cidade)- TO. Atualmente, o Grupo possui investimentos nos ramos da pecuária, agricultura, cooperativismo de crédito, comunicação e produção de borracha natural e está em constante expansão.

Em 2011, teve início o projeto de plantio de 1 milhão de mudas de seringueiras na Faz. Bandeirantes em Araguaçú- TO.

Em 2012, ocorreu a ampliação dos investimentos no setor sucroenergético, com a inauguração da Unidade Otávio Lage e Codora Energia Ltda. O Grupo vendeu a Brasmilho para a Limagrain, uma das principais empresas no segmento de sementes na Europa e no Mundo, e passou a ser seu principal fornecedor de grãos para sementes.

Atualmente, o Grupo possui investimentos nos ramos da pecuária, agricultura, cooperativismo de crédito, comunicação e produção de borracha natural e está em constante expansão.