A pecuária foi uma das atividades precursoras do Grupo Otávio Lage e foram os bons resultados alcançados nesse segmento que possibilitaram uma série de investimentos em outros ramos e a diversificação dos negócios do Grupo. A vanguarda na utilização de tecnologias de ponta e o pioneirismo são o que mantém a atividade competitiva ao longo de décadas. O confinamento do Grupo Otávio Lage foi o primeiro confinamento de Goiás e um dos primeiros implantados no Brasil, sempre reconhecido pela qualidade da carne produzida.

Atualmente, o Grupo Otávio Lage atua em três áreas dentro da pecuária: melhoramento genético, animais para abate e produção de leite. Por possuir negócios no ramo da agricultura, o Grupo utiliza o Sistema Integração Lavoura Pecuária, que consiste na integração dessas duas atividades em uma mesma área, em épocas diferentes. É um sistema que consiste na diversificação da produção, possibilitando o aumento da eficiência na utilização dos recursos naturais, a estabilidade de produção, a adoção de boas práticas agropecuárias (BPA) e a preservação do meio ambiente.

 

Nelore OL – A genética que engorda o seu bolso

O Grupo Otávio Lage realiza inseminação artificial desde 1974 e há mais de vinte anos faz registro genealógico dos animais Nelore junto à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Em 2004 iniciou sua participação em Programa de Melhoramento Genético para a produção de animais com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP). O foco é a seleção de nelore provado para condições de pastagens visando pecuaristas de todo o País que querem comprar animais que deem o melhor retorno financeiro. Investimento em mão-de-obra qualificada, pesquisa científica e a busca por soluções tecnológicas são práticas que fazem do Grupo um importante elo da cadeia produtiva nacional.

A venda anual de animais coloca o Grupo entre os dez maiores vendedores de touros do Brasil. Seus produtos são disponibilizados por meio de venda direta em leilões. As principais tecnologias utilizadas para o melhoramento genético são a inseminação artificial, a fertilização in vitro e o uso de marcadores moleculares (DNA).

 

Animais para abate

O confinamento sempre esteve entre os trinta maiores do Brasil e tem capacidade estática para confinar 20 mil cabeças de gado. A atividade consiste na cria e recria de animais em pastagens e terminação para abate em confinamento, atendendo programas de qualidade de carne.

Além disso, desenvolve parcerias de engorda por meio das quais recebe animais de criadores que poderão ser negociados pelo preço ideal, mesmo no período da seca, o que garante lucro com a venda do gado, além do criador ainda ter o seu pasto descansado.

O confinamento é habilitado para exportação para Europa e está inserido no Programa de Qualidade Assegurada (PQA), que avalia os seguintes critérios: segurança do alimento, proteção ambiental, responsabilidade social e bem-estar animal.

O confinamento também é referência em sustentabilidade, conquistando em 2011 o Prêmio Nelson Pinêda, promovido pela Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), sendo destaque na utilização de práticas sustentáveis em seu processo produtivo. Entre essas práticas estão o manejo adequado de dejetos, com a venda de esterco para a compostagem e a utilização dos resíduos líquidos na irrigação de pastagens, e a recomposição e proteção das Áreas de Preservação Permanente.

 

Produção de Leite

Com investimentos em tecnologia e ordenhas mecânicas, o Grupo iniciou em 2009 a produção de leite de alta qualidade. O processo é certificado pela Anvisa, com o selo de Boas Práticas de Fabricação (BPF), que abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos.

No futuro, o Grupo pretende iniciar a venda de matrizes leiteiras para outros pecuaristas.

 

Tecnologia

A vanguarda na utilização de tecnologias é o diferencial do Grupo Otávio Lage no segmento agropecuário. Consciente da necessidade de transferir tecnologia para seus parceiros, o Grupo Otávio Lage promove dias de campo, com palestras e dinâmicas sobre temas relevantes para a melhoria dos resultados da atividade de pecuária.

 

Gestão

A gestão do negócio é baseada na coleta de dados para gerar informação e realizar a tomada de decisão que possibilite a vanguarda de tecnologias. Uma equipe extremamente envolvida e compromissada colabora na busca pelos resultados.

 

Propriedades / Atividades: 

  • Centro Comercial de Touros Genética OL – Venda de touros
  • Confinamento – Engorda
  • Fazenda Codora – Recria
  • Fazenda Cristo Rei – Cria
  • Fazenda Jóia – Cria e Recria
  • Fazenda Porteiras – Recria
  • Fazenda Vera Cruz Leite – Produção de leite